segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tipos de Cacho

TIPOS DE CACHO: COMO IDENTIFICAR O SEU + DICAS


tipos de cacho

Esse post é pra vocês que tem dificuldade de identificar seu tipo de cacho. Dividiremos em algumas categorias aqui (2, 3, 4) e em subcategorias (a, b, c). Mas não quer dizer que não existam outras, é só um jeito simples e fácil de entendermos.
A ideia de listar os tipos de cacho não é hierarquizar, mas mostrar que cada cabelo possui características e necessidades diferentes. A ideia não é também “uniformizar”: cada cabelo é um universo gente! Temos várias texturas capilares e seu cabelo pode perfeitamente ser uma mistura de mais de um dos tipos listados, certo? Dito isso, vamos lá! Separamos algumas fotos para ilustrar os tipos de fio e tem inclusive blogueiras que possuem os mais diversos tipos capilares. Tudo isso pra ajudar vocês a se inspirarem e buscarem cada vez mais informações para cuidar bem dos seus fios.

Tipo 2

Muitas pessoas acham que o tipo 2 é liso, mas não é. Pra outras é cacheado, mas também não é. O tipo 2 forma ondas em “S”, que podem ser mais intensas ou menos marcantes. O cabelo ondulado é sedoso, mas não tanto quanto o cabelo liso. É um pouco ressecado nas pontas, mas não quanto o cabelo crespo. Geralmente os cabelos do tipo 2 possuem a raiz lisa e as ondulações se formam no comprimento e nas pontas. Na hora de cuidar dessa lindeza, fique de olho na quantidade de produto aplicada para não pesar os fios.
cabelos ondulados tipo 2A
Ondulados 2A: Formam ondulações muito leves, os fios são quase lisos. Mas não se engane! Esse tipo de fio pode apresentar pontinhas ressecadas que precisam daquele carinho extra. 
cabelos ondulados 2B
Ondulados 2B: Raiz mais lisa e ondulações espaçadas pela extensão dos fios.
cabelos ondulados tipo 2C
Ondulados 2C: Fios grossos,  geralmente com mais volume. As ondas do 2C são bem marcadinhas. Ativadores de cacho ajudam a destacar ainda mais essas ondas. 

Dicas: Para valorizar suas ondas, invista em cortes em camadas.
Uma das principais reclamações de quem tem cabelos ondulados é a falta de definição. Pelo menos é isso que muitas meninas que acabaram alisando suas madeixas onduladas relatam. Se você realmente estiver em busca de mais definição pode utilizar mousse, gel ou spray fixador no cabelo, amassando as mechas para incentivar a formação de ondas. A técnica de fitagem não é tão interessante para fios ondulados. Exagerar no finalizador também não fica legal. Use e abuse de rolinhos e bigudinhos se quiser dar um jeito no visual. Apesar de parecer fácil cuidar, tipo 2 é bem complexo.

Tipo 3

Agora sim, os cachos formadinhos, definidinhos… E opa, com tendência a ressecamento também! Quem é tipo 3 sabe a dor e a delícia que é. A maioria (percebam, não disse todas) do tipo 3 é, além de volumoso, denso, o que complica ainda mais tratar dos cachos.
Nosso couro cabeludo produz uma oleosidade natural que percorre os fios. No caso dos cabelos lisos e ondulados, essa oleosidade natural chega com mais facilidade até as pontas. Já no caso de cabelos cacheados e crespos o processo demora um pouquinho mais. Como consequência disso, o comprimento e as pontas dos fios podem ficar com aspecto ressecado com mais facilidade. Então bora hidratar e nutrir esses cachinhos minha gente!
cabelos ondulados tipo 3A cachos 3A
Cacheados 3A: Em geral formam cachos grandes, soltos  e espaçados no formato de espiral. Com o crescimento, a raiz pode parecer mais lisa e o perder volume. Quem tem cachos desse tipo pode notar que algumas partes tendem a formar cachos mais definidos, enquanto outras são mais espaçadas. 
cabelos cacheados tipo 3B
Cacheados 3B: O 3B forma cachos espirais definidos por toda a extensão do cabelo (alguns mais fechados e outros mais abertos). A raiz pode ser mais ondulada que cacheada. 
cabelos cacheados tipo 3C cachos 3C
Cacheados 3C: Cachos espirais definidos e fechados. Os cachos são densos, grossos e bem próximos.

Dicas: Evite cortar com qualquer um ou de qualquer jeito. Um bom corte pode garantir um volume lindo e equilibrado e em alguns casos incentiva ainda mais a definição. Em mãos erradas, o cabelo cacheado pode acabar com o famoso “efeito triângulo”, perdendo movimento.
Se você gosta de definição invista na fitagem para segurar os cachos e defini-los. Se ama volume capriche no pente garfo! Se você está em transição, tenha paciência, porque é um tipo de cabelo que tem o crescimento quase imperceptível (por causa do fator encolhimento).


Tipo 4
Os cabelos do tipo 4 são crespos, com tendência a volume e mais frágeis. São cabelos que tendem ao ressecamento por isso recomenda-se umectações e hidratações.  Se você é crespa pode se jogar no uso de produtos compostos por manteigas e óleos vegetais na composição como óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de jojoba, óleo de ojon; manteigas como manteiga de karité, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate e manteiga de murumuru. Esses componentes ajudam a deixar seu crespo ainda mais macio e com brilho.
cabelo crespo 4A tipo 4A
Crespos 4A: Fios bem enrolados desde a raiz e que formam cachos pequenos e apertados. Ganham volume com facilidade e são mais finos e sensíveis. Cremes mais grossos podem garantir mais fixação para os cachinhos. 

cabelo crespo tipo 4B
Crespos 4B: Formam cachos bem pequenos e ganham volume com facilidade. São finos e bem frágeis, por isso devem ser desembaraçados com cuidado para evitar quebra. 
cabelo crespo 4C crespo 4C
Crespos 4C: O formato padrão desses fios são ondas em “Z”. Podem formar cachinhos bem estreitos em algumas partes, muito parecidos com a textura 4B ou não apresentarem cachos em algumas regiões. Os fios do cabelo 4C ficam bem juntinhos e podem encolher até 75% do tamanho original. Se você gosta de volume, experimente usar o pente garfo no seu 4C para deixá-lo ainda mais poderoso! 
Dicas: para diminuir o ressecamento dos fios e manter seu crespo poderoso e hidratado, tente diminuir a frequência de lavagem. Os shampoos com sulfato podem contribuir para que os fios fiquem ressecados por isso se você não segue as técnicas Low Poo ou No Poo, capriche nos cuidados pré-lavagem conhecidos como pré-poo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário